O Que Fazemos:

Realizações até 2023:

“Devido à pandemia e ao período em que a China permaneceu fechada para visitações até janeiro de 2023, enfrentamos três anos sem participar de feiras na China, algo que vinha sendo uma prática desde 2016. Entre 2016 e 2019, organizávamos duas missões anuais para levar empresários brasileiros a conhecer e participar de feiras na China, uma em abril e outra em outubro. No ano de 2023, realizamos apenas uma em outubro, na qual levamos dois empresários, um de Recife e outro de João Pessoa, em um programa que abarcou a visita a quatro feiras distintas ao longo de 22 dias. Foi uma intensa jornada, porém extremamente proveitosa para os empresários envolvidos.

As feiras que visitamos foram as seguintes:

  1. HKDTC Hong Kong Electronics Fair (www.hkdtc.com): Uma feira voltada para o setor de eletrônicos de consumo, abrangendo acessórios para celulares, áudio, vídeo, tablets, entre outros.
  2. Global Sources Electronics Fair (www.htf.manufaturer.globalsources.com): Paralelamente, visitamos esta feira, um pouco diferente da HKDTC, mas também focada no setor de eletrônicos, principalmente para e-commerce. Ambas tiveram a duração de 4 dias, acontecendo no mesmo período, porém em centros de convenções distintos na cidade de Hong Kong. Por isso, frequentamos ambas ao longo de dois dias cada, dada a proximidade geográfica.

Chegamos a Hong Kong na noite do dia 10 de outubro, visitamos a HKDTC nos dias 11 e 12 por estar mais próxima do hotel, e nos dias 13 e 14 participamos da Global Sources. No dia 14 à tarde, viajamos de trem para a cidade de Guangzhou, no continente, para participar do primeiro dia da primeira etapa da maior feira multissetorial do mundo, a Canton Fair, China Import and Export Fair (www.cantonfair.org.cn). Acompanhamos a primeira etapa de 5 dias dessa feira, embora não tenhamos conseguido percorrer toda a extensão, dada a imensidão do evento. Durante essa visita, concentramo-nos na primeira etapa que abrange diversos produtos, cientes de que a feira é dividida em 3 etapas de 5 dias cada, exibindo produtos distintos a cada etapa. Permanecemos na feira do dia 15 ao dia 19.

No dia 20, viajamos de trem para outra cidade, Shenzhen, onde participamos de outra feira de extrema relevância para os clientes: a CPSE (www.cpse.com.cn). Esta é a maior feira do mundo na área de segurança eletrônica e controle de acesso, realizada de 25 a 28 de outubro de 2023. Até o presente ano, esta feira era alternada entre Pequim e Shenzhen a cada ano, mas soubemos que a partir de então será realizada somente em Shenzhen, todo ano no mês de outubro.

Durante o período de 20 a 25 de outubro, visitamos algumas fábricas de cancelas, catracas, leitores faciais e tablets, os quais já estavam no radar de interesse dos clientes para visita.

Shenzhen é conhecida como o Vale do Silício da China e o berço da eletrônica. Ela, juntamente com algumas cidades vizinhas, responde por mais de 80% das fábricas de produtos eletrônicos na China, sendo um verdadeiro paraíso para aquisição de produtos eletrônicos, peças e componentes.

Atividades para 2024:

No próximo ano, planejamos realizar a primeira missão empresarial Brasil-China, direcionada especialmente, embora não exclusivamente, a empresários do estado de Pernambuco. Pretendemos levar cerca de 15 empresários para conhecer três feiras na China. Estamos atualmente trabalhando na programação, avaliando custos de passagens e hospedagens. Fique atento para mais informações.”